segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Dívida Histórica

Certa vez ouvi uma frase que dizia :

" Minha mãe sempre me disse que por ser negro e pobre , preciso sempre ser duas vezes melhor , mas como ser melhor se estou pelo menos 500 anos atrasado ? "

Ser pobre no Brasil já é sinonimo de muita coisa ruim , adicione qualquer ingrediente "explosivo" como negro, homosexual, portador de enfermidade visível , praticante de religião de origem africana, cadeirante e etc e sinta na pele o que significa a dívida histórica .

A dívida histórica está presente ali no momento que a preferência para adoção é o(a) loiro de olhos claros , é quando a pelada de terça a noite é a dos porteiros , nordestinos que só e marginalizados por todo o sul/ sudeste , é quando a paquita é loira, a apresentadora é branca , a babá é negra e se veste de branco , a sala de aula do curso de Medicina está lotada ...de brancos . A gerência do Banco é toda...branca . É complexo ...

Uma coisa controversa é quando dizem que associam a imagem do negro a do favelado, do escravo, do bandido ...

SIM !!!  

Qual a realidade que vivemos ??  

A realidade infelizmente histórica em que negros são escorraçados para guetos e favelas desde 1500 . 
É necessário mais 1500 anos de virada de mesa para que , afim de representar a realidade, brancos, asiáticos , caucasianos e etc estejam iguais aos negros e vice versa.

Como não usar um ator negro para representar o escravo na TV se foram os negros que levaram as chibatadas lá atrás ?

Como não usar um ator negro para representar o favelado se infelizmente ainda existem favelas e nelas residem em sua maioria os negros, imigrantes ( nordestinos , angolanos, haitianos , etc... )

Como não ser o negro a representar a pobreza, se ele é quem vive com ela TODOS OS DIAS !!

O problema não é usar o negro para atuar como pobre, favelado e etc. 
E sim NÃO contratar o negro para gerente , supervisor, presidente, gestor ...

A dívida histórica é nojenta e todas as vezes que alguém tenta mascarar o preconceito , o racismo . "Eu não sou racista, tenho até amigos negros ..." , "Eu não sou preconceituoso , minha empregada até come na mesa com a gente ..." , "Eu não tenho nada contra pobres, até dou bom dia ao porteiro ..." , "Eu sou contra as cotas, negros tem que entrar pelos seus méritos próprios ..." ( Esquece nesse momento que o negro em sua maioria ainda é pobre, morador de favela , e é impossível você concorrer de igual com alguém que não tem o conforto, paz, tranquilidade , estrutura, ensino classe A ) O preconceito está aí, contra Negros, Homosexuais , Pobres, Nordestinos, Africanos, Religiosos ...

Ainda temos muito pra fazer .

SRN
MZN

Nenhum comentário:

Postar um comentário